- Área: 545 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Joseba Bengoetxea
Descrição enviada pela equipe de projeto. Não se pode compreender nossa profissão como um exercício de egocentrismo. Como qualquer outro ofício, a relação com o cliente é fundamental; trata-se de um trabalho bidirecional e, em última análise, de um serviço a algum terceiro. Deve-se atender aos desejos do cliente, fazer uma projeção espacial de sua personalidade.
Em nosso último projeto tivemos a sorte de encontrar duas almas para as quais construir uma casa não era uma questão insignificante. Partiram de uma ideia clara: o desejo de viver em uma casa contemporânea junto a seus filhos e ter uma vida em família. Entretanto, este planejamento seria desenvolvido a nível de detalhamento. Por exemplo, queriam um escada escultural que unisse os dois pavimentos; um exercício de estilo que marca, precisamente, sua personalidade.
Esta atitude por parte do cliente fez com que a etapa de concepção projetual levasse semanas. Porém, isto fez com que não se tomassem decisões erradas. É uma forma de trabalhar muito oriental, que nos agrada especialmente porque a etapa de execução da obra acontece sem nenhum inconveniente, enquanto que, se for improvisada, pode se tornar um pesadelo.
O resultado é uma casa de 670 m² localizada na cidade de La Bilbaína, próximo a Bilbao (Espanha). A residência consiste em dois prismas apoiados no chão e outro perpendicular que se apoia sobre os anteriores. Com esta volumetria, aumenta-se a superfície da fachada voltada para sul, onde estão todos os espaços nobres da casa. Além disso, a sobreposição destes volumes cria diferentes ambientes externos: um jardim, uma horta e uma praça.
Ao redor da praça estão o salão, a sala de jogos infantil e a sala de jantar, aberta para a cozinha. Todos estes espaços se comunicam visualmente através da cozinha, criando uma conexão familiar. Por sua vez, a sala de estar e a biblioteca apresentam orientação dupla: para a horta e para o jardim.
O pavimento superior pode ser acessado pela escada helicoidal, onde foi criado um espaço de pé-direito duplo que traz luz a todo o volume. No sótão estão as áreas de serviço e a academia, que recebe luz através de um pátio. As fachadas e pisos são revestidos de pedra calcária e as esquadrias de alumínio contam com vidros com isolamento térmico. As persianas de alumínio instaladas nos dormitórios rotacionam em função do nível de iluminação desejado